👉D.D.T.U Mateus 13👈

 


Visão panorâmica do texto. Mt 13:1-9


veja como Jesus ilustra os corações receptivos ao evangelho.


a) Primeiro, Jesus mostra que existem aqueles que o evangelho é passageiro na vida deles, logo é roubado o que ouviram. V4

b) esses, o evangelho não alimenta a eles, mas a outros. V4 

c) outros receptivos do evangelho são aqueles que são superficiais, não têm profundidade para suportar as dificuldades que aparecem. Vs5,6

d) para esses, a alegria do evangelho dura pouco, só enquanto não vem a prova. V6

e) Esses são aqueles que secam depois de terem nascido, é um grande perigo. V6

f) outros receptivos do evangelho, são aqueles que querem servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. V7  

g) percebe que a riqueza material tomou o lugar do ouro celestial. V7 

h) Porém, existem aqueles que recebem o evangelho e não abrem mão do evangelho, e produzem por viver no evangelho. V8



Aplicação pessoal do texto.


I A parábola do semeador Mt 13: 1-9

a) Para onde Jesus ia, para lá ia a multidão. Vv12
b) Quem sai de casa para o mar da Galileia sempre ia pescar, foi isso que Jesus fez, mas pescar alma. Vv1,2
c) A multidão se posicionava aos pés de Jesus, para ouvirem. V2
d) A multidão, mesmo estando em pé na praia do mar, sentia a necessidade de ouvir a Jesus. V2
e) Jesus não entrou no barco para fugir da multidão, mas para melhor transmitir a palavra. V2
f) Jesus não só queria transmitir a palavra, mas também olhar para cada rosto. V2
g) Jesus mostra o seguinte: que o pescador pode até estar em cima do barco, mas as almas estão embaixo da praia. V2
h) Não existe colheita, sem semeadura. V3
i) O Semeador não pode esperar a semente nascer, sem semear a semente. V3
10 Os semeadores precisam acreditar no progresso da semeadura. V3
a) O Semeador não sabe se a terra vai produzir, e por isso,  ele não pode perder as oportunidades, e nem gastar toda a semente. V4
b) O semeador precisa sempre reservar a semente, para a próxima semeadura. V4
c) O princípio aqui é o seguinte: o pecador, representado pelo terreno, não pode encontrar o pregador sem a mensagem do evangelho. V4
d) O Pregador precisa levar a palavra, onde as pessoas trilham  seus caminhos. V4
e) Todas as sementes que ficam na superfície e não penetram na terra, ficam fáceis para serem roubadas. v4
f) No mesmo lugar que passa o semeador, passa também o seu inimigo. v4
g) Às vezes, o semeador não tem nenhuma sorte, por isso, é preciso reservar mais sementes. V4
h) O semeador deve semear em todos os lugares, onde acredita que a semente possa nascer. V5
i) A duração da planta, vai depender da profundidade da sua raiz. V5
j) O sol não veio para destruir a planta, mas a planta já estava sem raízes para receber o sol. V6
a) Toda planta que quiser viver na superfície, não resistirá ao ardor do sol. V6
b) O sol serve para testar a estrutura da planta. V6
c) Quando a planta tenta se desenvolver rápido sem raízes, perto está o seu fim. V6
d) O papel do semeador é semear, assim como o pregador, não pode escolher para quem deve pregar o evangelho. V7
e) Quanto mais a pessoa vive envolvida no meio dos pecadores, mais difíceis ficam para receber a libertação. V7
f) Quando uma pessoa ouve falar de Cristo, logo em sua volta crescem aqueles que querem tirar a mensagem que ele ouviu. V7
g) Veja bem que os espinhos sufocavam a semente e não a terra, pois, a terra era produtiva. V7
h) A terra que podia nascer boa semente, nasceram os espinhos. V7
i) Aquele que leva a boa semente, sempre encontra uma boa terra. V8
j) Veja que o semeador não mudou de semente, o que houve foi mudança na terra. V8
a) Quando a terra é boa, a produtividade é com fartura. V8
b) Nem todos os crentes produzem proporcionalmente iguais, mas todos produzem. V8
c) Jesus está dizendo, que é de suma importância ouvir o que ele está falando. V9
d) Jesus não está dizendo somente para alguns, mas para todos que tem ouvidos para ouvir que ouçam. V9
e) O pegador deve chamar a atenção do povo para ouvir a palavra, mas ele não deve obrigar o povo a obedecer a palavra. V9

Visão panorâmica do texto. Mt 13:10-17


 Veja por que Jesus conta as parábolas para os judeus religiosos. 


a) primeiro porque eles veem o evangelho e passam como cegos. V13 

b) escuta e faz de conta que não ouviram nada.

c) Porque o coração deles está endurecido.

d) porque eles ouviram a mensagem de mau grado. 

e) porque as parábolas representam justamente eles, que não quiseram compreender os mistérios do reino dos céus.

f) para quem não quer saber da palavra de Deus, ela se torna como parábolas que só entendem  aqueles que aceitam.

g) Deus não vai facilitar a palavra para quem não quer saber dela.

h) 


Aplicação pessoal do texto.


II Por que Jesus falava por parábolas? Mt 13: 10-17
a) As parábolas eram um mistério para os discípulos. V10
b) A melhor maneira de saber as parábolas, é aproximando-se daquele que contou. V10
c) O discípulo de Jesus eram aqueles alunos, que não queriam ficar confusos nas aulas. V10
d) A melhor maneira do aluno aprender do professor, é colocar em pauta o assunto do professor. V10
e) O reino do céu só entende quem entra nele. V11
f) Os mistérios do reino do céu são revelados, a partir do momento em que nos aproximamos mais do Senhor. V10,11
g) O que Deus revela para os seus filhos, nem um olho viu, e nem um coração sentiu. V11
h) Não se descobre os mistérios do reino do céu, sem ser cristão. V11
i) Esse verso mostra um provérbio, aquele que tem terá em abundância, mas aquele que pensa que tem, logo ficará sem nada. V12
j) O discípulo que estava sendo esclarecido a respeito do céu, mais entendido eles ficariam, mas os fariseus que não entendiam nada, mais obscurecidos eles ficariam. V12
a) Quem faz parte do Reino dos Céus, sempre está crescendo espiritualmente, mas quem não faz parte cada vez mais se torna mais pequeno. V12
b) Os fariseus viam com os olhos os milagres de Jesus, mas não viam de bom coração, por isso continuavam cegos. 13
c) O próprio comportamento dos fariseus, já era como as parábolas, eles não era aquilo que aparentavam ser. V13
d) Os fariseus sempre pensaram o seguinte; vamos fazer de conta, que estamos do lado do mestre. V13
e) Os fariseus paravam para ouvir, mas nunca estavam dispostos a obedecer. V13
f) A profecia de Isaías se encaixa perfeitamente na vida dos fariseus, que vão para os cultos só como ouvintes, mas não como cumpridores da palavra. V14
g) Quem ouve o evangelho e não compreende, tem um problema sério com esta pessoa, é o coração endurecido. 14,15
h) A palavra de Deus é poderosa, mas a maneira pela qual a ouvimos, vai determinar a ação da palavra. V15
i) Quem endurece o coração para a palavra, está rejeitando tanto o pregador, como a palavra que está sendo pregada. V15
j) A palavra que foi enviada aos fariseus, era palavra que libertava, mas, no entanto, eles continuavam doentes. V15
a) A pessoa que fecha o coração para aquilo que vai trazer a solução dos seus problemas, não quer nada na vida. V15
b) Quem ouve a palavra, e as compreende é chamado de feliz. V16
c) Os profetas que profetizaram a respeito de Cristo, desejavam ver o cumprimento das suas profecias, nos seus dias. V17
d) Os profetas que desejavam ver quem era Jesus são chamados também de justos. V17
e) Os profetas estavam ansiosos não por causa das suas profecias, mas por causa daquele que eles haviam profetizado. V17
f) A glória da segunda casa foi vista pelos discípulos, e continua sendo contemplada pela igreja. V17

Visão panorâmica do texto. Mt 13:18-23


Onde o inimigo tira a vantagem sobre aqueles que são somente ouvintes do evangelho?


a) o inimigo tira a vantagem sobre aqueles que não procuram entender o evangelho. V19

b) o inimigo tira vantagem sobre aqueles que não procuram aprofundar mais no evangelho, por isso, ficam vulneráveis aos ataques. Vs20,21

c) o inimigo tira a vantagem sobre aqueles que querem servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.

d) o inimigo acaba tirando vantagem na própria riqueza, que sufocam o evangelho e deixam a pessoa infrutífera.

e) quando paramos de aprender sobre o evangelho, tornamos as vítimas fáceis para o inimigo.

f) não é pelo fato de receber a palavra com alegria, que já somos irresistíveis pelo inimigo.


Aplicação pessoal do texto.


III A explicação da parábola do semeador Mt 13:18-23.
a) Jesus está dizendo, que a parábola do semeador, é de suma importância. V18
b) Jesus não pretende discursar em vão, diante dos seus ouvintes. V18
c) Você é quem determina se querem ouvir, ou se querem fechar os ouvidos diante das palavras de Jesus. V18
d) Quem não entende o evangelho, o pouco que sabe, será tirado pelo inimigo. V19
e) A pessoa até consegue parar para ouvir o evangelho, mas não tem tempo para entender o evangelho. V19
f) Onde sempre tem pessoas que escutam o evangelho, bem perto está o inimigo. V19
g) O inimigo tem força, onde não há entendimento. V19
h) É possível que a palavra entre no coração da pessoa, mas mesmo assim, ele não tem entendimento dela.
i) É preciso que a pessoa abra o coração para a palavra, e também o entendimento para a palavra. V19
j) É possível que a pessoa receba a palavra com alegria, mas não se aprofunda nesta palavra. V20
a) A semente, como a palavra, é boa, mas a terra é insuficiente para criar raiz. V21
b) Quando a semente não cria raiz na terra que é o coração, ela dura pouco tempo nessa terra. V21
c) Onde há pouca palavra, existe menos resistência ao perigo. V21
d) Veja bem, depois que foi semeada a palavra, começou a ver ataques. V21


As lições desse verso são: Mt 13:22,23
a) O semeador não escolhe terra para semear a semente, que é a palavra. V22
b) Nem sempre encontramos bom êxito na evangelização. V22
c) As pessoas querem ter tempo para Deus, e tempo para o mundo ao mesmo tempo. V22
d) A inclinação para as riquezas é uma grande possibilidade para se esfriar na fé. V22
e) Quem semeia a boa semente, um dia encontrará um terreno fértil. V23 
f) O resultado da palavra depende muito de como você se relaciona com ela. V23
g) Prestar atenção na palavra, é caminhar pelo caminho da frutificação. V23
h) Ouve e compreende, quando o coração trabalha junto com o ouvido, haverá grande resultado. V23

visão panorâmica do texto. Mt 13:24-30


veja como Jesus ilustra a semelhança do reino dos céus.

a) primeiro, ele mostra que o reino do céu é semelhante à boa semente, isto é, aquilo que é bom. 

b) mas, ele mostra também, que o reino dos céus é atacado enquanto estamos nele.

c) Jesus mostra que o reino do céu floresce no meio de oposição. 

d) na semelhança do reino dos céus, Jesus mostra que mesmo que a semente esteja boa, não falta a erva daninha para atrapalhar.

e) na semelhança do reino dos céus, Jesus mostra quem manda é o Senhor e não os servos. 

f) Na semelhança do reino dos céus, Jesus diz que é melhor ter o joio perto do trigo, do que arrancar o trigo por causa do joio.

g) Jesus mostra que o joio só será colhido  depois que o trigo estiver maduro.


Aplicação pessoal do texto.


IV A parábola do trigo e do joio Mt 13:24-30

a) O inimigo gosta de semear, onde foi semeada a palavra de Deus. V24,25
b) O campo é um, mas as sementes não são as mesmas. V24,25
c) O Semeador, não consegue ficar o tempo todo vigiando a semente. V25
d) O inimigo sempre aproveita a fraqueza humana, para poder agir. V25
e) O joio é parecido com trigo, por isso o inimigo tenta confundir as pessoas, com palavras parecendo com o evangelho. V25
f) Quando o pecador vai reagir à palavra que ouviu, às vezes ele encontra muitos problemas, porque o inimigo também está fazendo parte dessa plantação. V25
g) A palavra de Deus, como uma boa semente,  consegue produzir, mesmo enfrentando adversidades. V26
h) O reino do céu é semelhante aos peixes na água do mar, que vivem nele, e não é contaminado com sal. V26
i) Onde vivem os filhos do reino, vivem também os filhos das trevas. V26
j) Muitas das vezes os servos não entendiam o que estava acontecendo na obra. V27
a) A palavra de Deus, é a boa semente. V27
b) Um bom obreiro sempre se preocupa, com o que há de errado na obra. V27
c) Não é pelo fato de fazermos as coisas conforme Deus ordenou, que estamos isentos de problemas. V27
d) Veja bem que o inimigo sempre procura fazer que sua semente atrapalhe a semente do Evangelho. V27
e) Veja bem que o joio aparece no lugar inesperado. V27
f) A igreja foi constituída, para lutar contra as obras do inimigo. V28
g) A verdadeira igreja, mantém o zelo pela casa de Deus. V28
h) A igreja está pronta para agir, dentro da vontade de Deus. V28
i) Jesus alerta a igreja, do perigo que há dentro dela. V28
j) Veja bem que os servos tomaram conhecimento do problema, mas não reagem, sem a direção de Deus. V28
a) Não pode ferir o cristão, por causa do inimigo. V29
b) O cristão precisa aprender a viver no mundo, mesmo com a influência do mal. V29
c) O joio será mais prejudicial querer arrancá-lo antes que o trigo esteja maduro. V29
d) Por causa do trigo, o joio continua vivo entre eles. V29
e) Não tem como separar do ímpio, enquanto Jesus não vem arrebatar a sua igreja. V30
f) No fim, é que será decidido o destino dos justos, e dos ímpios. V30
g) No final, não é nem o trigo e nem o joio que vão decidir o seu destino final, mas o ceifeiro. V30
h) O justo não estará junto com ímpios, na eternidade. V30
i) Tanto como ímpios, os justos terão toda provisão, para manter vivo até o final. V30
j) Veja bem que os ceifeiros não fazem nada, antes que Jesus dê ordem, para fazer a colheita. V30
a) O ceifeiro não se confunde na hora da colheita. V30
b) Percebe que o joio é assado em molhos, porque tem muitos. V30
c) Veja bem que os ceifeiros levarão cordas e fogo, para a colheita do joio. V30
d) Quem conseguir sobreviver junto com o joio, até o final, esse será acolhido para o celeiro. V30

Visão panorâmica do texto. Mt 13:31-35


Pequenas coisas, grandes resultados.


a) para ilustrar que pequenas coisas podem levar a grandes resultados, Jesus pega a menor da semente, o grão de mostarda, que, nascida, se torna uma grande árvore.

b) Jesus mostra que o grande sucesso do futuro depende da escolha que fizemos no passado.

c) Jesus mostra também, que pouca coisa pode causar efeitos extraordinários.

d) Jesus mostra também, que não podemos avaliar as coisas pela sua aparência, mas pelos seus resultados.

e) que podemos ir além daquilo que as pessoas veem em nós.


Aplicação pessoal do texto.


V As parábolas do grão de mostarda e do fermento Mt 13:31-35
a) O reino do céu não é comparado por aquilo que se vê, mas por aquilo que se reproduz. V31,32
b) Tudo aquilo que é pequeno em ação se torna grande em reprodução. V31,32
c) Esta pequena semente, ajudou os outros a realizarem os seus sonhos. V31,32
d) O grão de mostarda não apresenta aparência, mas sim qualidade. V31,32
e) O grão de mostarda é semelhante a uma nascente de água, a qual começa pequena, e se torna grandes rios. V31,32
f) Veja bem que, depois que é semeado o grão de mostarda, ele rompe com seu passado, e revela um futuro admirável. V31,32
g) As aves do céu cantam e reproduzem, acobertadas, pelo auxílio do grão de mostarda. V32
h) O fermento, como o grão de mostarda, tem influência semelhante. V33
i) Jesus mostra o homem e a mulher nessas duas parábolas, do grão de mostarda e do fermento, mostrando que todos podem reproduzir simultaneamente no reino de Deus. V31,33
j) O fermento, como um grão de mostarda, precisa alcançar recipiente adequado, para poder desenvolver. V33
a) As mensagens de Jesus eram proféticas e misteriosas. V35
b) Jesus baseava suas mensagens na própria escrita. V35
c) A partir das mensagens de Jesus, os ouvidos ouviram aquilo que nunca foi ouvido. V35
d) Cristo tira o véu das coisas ocultas desde a fundação do mundo, e as publica. V35


Visão panorâmica do texto. Mt 14:36-43


Veja como Jesus ilustra sobre o semeador, o campo, a semente, e o dia da colheita.


a) O semeador da boa semente, é o próprio filho do homem. 

b) O campo é o mundo dos pecadores.

c) A boa semente são aqueles que se converteram ao evangelho. 

d) O joio são aqueles que não se converteram, mas estão na igreja dando trabalho.

e) O semeador dos que dão trabalho na igreja, é o diabo.

f) A colheita de ambos será somente no final.

g) e os ceifeiros são os anjos.

h) uns serão colhidos para o fogo, e os outros para o celeiro.

i) Alguns arderão no fogo, e os outros estarão no reino com o pai.


Aplicação pessoal do texto.


VI Explicação da parábola do joio. Mt 13:36-43.
a) Só quem se coloca nos pés de Jesus, tem direito de tirar suas dúvidas acerca da salvação. V36
b) É difícil tirar as dúvidas no meio da multidão, é preciso abrir a mão da multidão. V36
c) Os discípulos estavam em casa com Jesus, é muito mais fácil aprender quando estamos no particular com Jesus. V36
d) Os mistérios de Deus, são revelados na intimidade com Deus.v36
e) Só quem conhece os mistérios, é que pode revelar os mistérios. V36
f) Veja bem que os discípulos estavam seguros, que Jesus tinha a resposta. V36
g) Conte qual é a sua dúvida para Jesus. V36
h) Jesus revela o mistério longe da multidão, em particular, e quem está nos seus pés. V37
i) O filho do homem tem a semente do reino, que são reprodutivas. V37
j) A verdadeira igreja, nasce da semeadura de Cristo. V37
a) No mesmo campo onde são semeados os filhos de Deus, são semeados também os filhos do diabo. V38
b) Veja que o inimigo é oportunista, e procura fazer as coisas parecidos com as do filho de Deus. V38
c) Os filhos do reino são destacados como boa semente, para não confundir com os filhos do maligno. V38
d) Os filhos do maligno se dão no mesmo campo, na mesma cova, na mesma data. V38
e) Veja bem, um campo recebe a visita do filho do homem que lança sua boa semente, mas também recebe a visita do inimigo, que lança também a sua semente. V38
f) Veja bem que o filho do homem planta filho para o seu reino, e o maligno planta filho para si mesmo. V38
g) Veja que a semeadura do inimigo, foi no mesmo terreno, na mesma cova, e na mesma época. V39
h) O diabo aqui aparece como inimigo, como imitador, e como oportunista. V39
i) A ceifa é o fim do mundo, com isso Jesus está dizendo; não nos deixe cair na tentação, mas livra-nos do mal. V39
j) Essa colheita vai dar separação do inimigo para sempre, e é colhida para o reino de Deus pelos anjos. V39
a) Veja bem que os anjos só aparecem na ceifa, Quem planta e quem faz crescer é o Filho do Homem. V39
b) Veja bem que o joio é colhido no fim do mundo, mostrando que o trigo tem que conviver com ele o tempo todo. V40
c) Veja bem, quem destina para onde vai o joio, é o próprio filho do homem. V40
d) Note bem que os filhos do Maligno não sofreram punição, antes dessa colheita. V40
e) Note bem, que os anjos farão uma ceifa dentro do reino, tirando o que não presta. V41
f) Veja bem que os filhos do maligno, são causadores de escândalos, e praticadores de iniquidade. V41
g) Percebe que os filhos do maligno entraram no reino, quando foi pregado o evangelho. V41
h) Veja que esses escândalos e essas iniquidades se dão dentro do reino, junto. dos. filhos do reino. V41
i) Os frutos dos filhos do maligno, não conseguem esconder dos ceifeiros, que são os anjos. V41
j) E quanto a Bíblia diz que a lágrima do justo será enxugada, a lágrima do ímpio será na fornalha de fogo. V42
a) Percebe-se que os filhos do maligno não tem como pedir misericórdia, e nem como escapar da fornalha de fogo. V42
b) Percebe que haverá tormento dentro do fogo, mas não será destruído pelo fogo. V42
c) Percebe que, quando elimina o ímpio,mas o justo resplandece. V43
d) Há promessa para o justo de resplandecer como o sol, mas isso só vai se dar, quando tirar os filhos do maligno do seu meio. V43
e) No reino do seu pai, os salvos vão brilhando como sol, longe da presença do inimigo, e livres para viver por toda eternidade. V43


VII A parábola do tesouro escondido Mt 13:44
a) O reino do céu é comparado a um tesouro, que você deve fazer de tudo para adquiri-lo. V44

b)  Um homem achouo reino do céu, não é encontrado por muitos, mas por pouco. 44 v44
c) Percebe que esse gozo aqui se dá; abrindo mão de tudo quanto têm, investindo tudo no reino do céu. V44

d) O reino dos céus deve ser preservado ao máximo para você obter ele.

e) O reino dos céus não é um investimento que se faz para a tristeza, mas para o gozo.

f) tudo que temos é inferior ao valor do reino dos céus.

g) Não há como fazer parte do reino dos céus, se não investir nele.

VIII A parábola da pérola Mt 13:45,46


a) O reino do céu é comparado a coisas valiosas,  e devem fazer de tudo, para adquiri-lo. V45,46
b) No reino dos céus, quem busca sempre encontra. V45,46
c) Os valores do reino do céu, são mais importantes do que os valores desse mundo. V45,46
d) Essa compra aconteceu pela busca constante, pelo investimento de tudo quanto possuía, e pelo tesouro muito precioso. V45,46

e) Veja que o reino dos céus é mais importante do que todas as pérolas que o negociante possuía.

f) É preciso romper com o passado, para ter algo futuro.

g) não pode ter amor às coisas do passado.

IX A parábola da rede Mt 13:47-52


a) O reino do céu se constitui pela qualidade, e não pela quantidade. V47,48
b) Nem todos que foram alcançados pelo evangelho foram transformados pelo evangelho. V47,48
c) Onde existe toda qualidade de peixe, as redes se enchem. V47,48
d) Quem prega a salvação, deve preservar a santificação. V48
e) Veja bem, que os ruins não estavam mais no mar, que representa o mundo, mas na rede que representa a igreja. V48
f) A consumação final será feita pelos anjos, que separaram o justo dos ímpios. V49
g) Os justos serão preservados com vida, e os ímpios serão lançados na fornalha de fogo. V49,50
h) Enquanto o justo é liberto do mal, os ímpios irão enfrentar a fornalha de fogo. V50
i) Jesus não quer que os seus discípulos tenham nenhuma dúvida. V51
j) Todo escritor bem instruído, é como um pai de família bem inteligente. V52
l) Quando o Escriba é  instruído acerca do reino dos céus, ele consegue diferenciar entre as coisas novas e as coisas velhas. V52


IX Jesus é mal recebido em Nazaré. V53-58

a) Esse texto nos ensina  onde Jesus não é bem recebido, pouco ele tem.

que fazer entre eles. V48

b) Ao mesmo tempo que as pessoas admiravam  Jesus, também se

escandalizam nele. V54,57

c) Onde faltou a fé, cessaram milagres. V48

d) É comprovado que Jesus tinha irmãos e  irmãs, mas até esses.

duvidaram dele. V56,57

e) A escola que Jesus aprendeu, foi diretamente do pai, por isso eles fficava.

maravilhado. V 54

f) O Profeta ainda que perde a honra na sua casa, mas ele é honrado em

outro lugar. V57

g) Tudo aquele que é usado por Deus, é invejado pelos seus irmãos. V55-57

h) Jesus foi criado como filho de José, mas foi instruído como filho de Deus.

V55

i) Quando as pessoas rejeitam o doador, não vale a pena conceder as.

bênçãos. V58

j) Essa rejeição a Jesus se deu por não honrar O Profeta, v57 Por se

Escandaliza-o dele, v57 e por não crer nele.





Ribeirão Preto 10/01/2020.


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